PRÁTICA PEDAGÓGICA: AS ARTES CÊNICAS: Teatro, Música, Circo e Dança

LUCAS AUGUSTO 8

Protocolo verbo-imagético do aluno Lucas Augusto, 8º ano.

Esta prática pedagógica foi desenvolvida nas aulas de Artes, com alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), da Escola Estadual Enéas França, (Leopoldina/MG), durante duas aulas com duração de 50 minutos cada. Na primeira aula, exibimos a apresentação do grupo O Teatro Mágico e do Cirque Du Soleil. Na segunda, exibimos o vídeo Le Mime, de Marcel Marceu, além da realização do jogo teatral, conforme detalharemos abaixo:

OBJETIVOS: Ampliar a compreensão dos alunos sobre o que é Arte, percebendo as diferentes linguagens artísticas presentes em nosso cotidiano, compreendendo a Arte ontem e hoje. Refletir sobre o papel do corpo no trabalho do ator e a importância da expressividade para composição de um personagem.

– Discutir o conceito de Arte na atualidade, percebendo como a Arte reflete nosso cotidiano;

– Compreender alguns elementos que compõem as Artes Cênicas, como o Circo e o trabalho do Palhaço;

– Desenvolver pantomimas e representações teatrais não-verbais.

DAVID LUCAS 7ª
Protocolo verbo-imagético do aluno David Lucas Augusto, 7º ano.

DESENVOLVIMENTO: CONTEXTUALIZAÇÃO: Os alunos serão estimulados a resgatarem seus conhecimentos e aprendizados sobre Arte, bem como os artistas e obras que permeiam seus repertórios imagéticos. Em seguida, refletiremos sobre Arte e Sociedade, percebendo os elementos artísticos presentes em nosso meio, na sala de aula, dentro da escola, no bairro onde moram, classificando O que é Arte? E o que não é? Por quê?

APRECIAÇÃO: No momento de apreciação, os alunos assistirão à apresentação do grupo musical O Teatro Mágico, com a música “Sonho de Uma Flauta”. O grupo mistura as múltiplas linguagens artísticas em suas apresentações, compondo um espetáculo visual de circo, teatro, música, poesia e dança.

Exibir, ainda, o vídeo “Kurios”, uma apresentação do Cirque Du Soleil, que explora a capacidade física e extra cotidiana do corpo humano, onde o contorcionismo possibilita a criação de imagens, sons e movimentos.

VITORIA 9
Protocolo verbo-imagético da aluna Vitória, 9º ano.
LAIS 6A
Protocolo verbo-imagético da aluna Laís, 6º ano A.

 

Após o momento de fruição, destacar o Clown, o personagem palhaço e seu trabalho com a mímica, a expressividade facial – a máscara -, os gestos e a predominância do não-verbal, personagem marcante dos palcos circenses. Exibir o vídeo “Le Mime”, do clown Bip, personagem criado por Marcel Marceau (1915-2007).

CRIAÇÃO: Entrando em Pantomima. Uma pantomima propõe que o ator-jogador expresse seus sentimentos e represente suas emoções, ou situações cotidianas, utilizando apenas os movimentos do corpo, através da mímica, do uso da máscara facial e dos gestos, dispensado o auxílio da voz e do verbo. Neste jogo, o ator/jogador deverá entrar na sala, abrindo a porta e já em estado de representação de uma situação, ação ou personagem, usando apenas a mímica, devendo comunicar sua intenção com a platéia, os outros alunos/atores/jogadores. Ao término da pantomima, a turma deverá discutir sobre o que foi representado.

MARCUS VINICIUS
– Hoje vamos fazer mímica. – Que legal! / Protocolo verbo-imagético do aluno Marcos Vinicius.

Sugestões de pantomimas de entrada:

– O combate à dengue em busca de água parada;

– Uma entrega de botijão de gás em uma casa com escadarias;

– Entregando um pedido de 15 pizzas;

– Um padre rezando missa ou um pastor pregando;

– Um médico saindo do centro cirúrgico, dando uma notícia aos familiares do paciente;

– Um cirurgião dentista entrando em cirurgia;

– Acompanhando um velório, no cemitério, até o enterro do caixão;

 – Um assaltante entrando em uma casa.

METODOLOGIA DE ENSINO: Utilizando a Abordagem Triangular para o ensino das Artes, a metodologia busca, primeiramente, reconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes, e seus contextos culturais e sociais. A temática da aula será contextualizada, por meio de roda de conversa. O momento de fruição será voltado para a leitura de imagens, como fotografias, desenhos, pinturas ou vídeos, que possibilitem o aprendizado pela apreciação do olhar do aluno sobre a temática em estudo. Por fim, o momento da criação propõe que a turma ponha em prática o aprendizado, expressando-se por meio de alguma linguagem artística ou durante prática corporal, jogo dramático e/ou teatral.

RECURSOS DIDÁTICOS: Para realização das atividades, será necessário, caso a escola disponha:

–      Computador e/ou notebook com caixas de som, ou uma TV com entrada para PenDrive;

–      Data-show, para projetar a imagem do computador;

– Vídeo Sonho de Uma Flauta, do grupo O Teatro Mágico: < https://www.youtube.com/watch?v=5j_G5KbFPKg > Duração: 6m.20s

–       Vídeo Le Mime, de Marcel Marceau < https://www.youtube.com/watch?v=XEsfpRrfXf4 > Duração: 1m.48s.

–      BÔNUS: Vídeo Kurios, do Cirque Du Soleil < https://www.youtube.com/watch?v=x-1-gLv3aWs > Duração: 3m.43s. Tempo total para exibição de vídeo: aproximadamente 12 minutos.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela sua participação individual na aula, durante os momentos de contextualização, fruição e criação, além da realização de protocolos verbo-imagéticos.


BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (Orgs.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo, Editora Cortez, 2012.

NOVELLY, Maria C. Jogos Teatrais – Exercícios Para Grupos e Sala de Aula. 2ª edição. São Paulo, Papirus Editora, 1996.

UTUARI, Solange; LIBÂNEO, Daniela; SARDO, Fábio; FERRARI, Pascoal. Arte Por Toda Parte. Volume único, Ensino Médio. 2ª edição, São Paulo, Editora FTD, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s