Artes no Ensino Não-Presencial: problemáticas, conteúdos e práticas pedagógicas para o ensino fundamental II.

2

Em março de 2020, devido à pandemia do COVD-19, as aulas presenciais nas escolas estaduais de Minas Gerais foram interrompidas, sendo adotado, posteriormente, um novo regime de estudos não presenciais, com ofertas de aulas televisionadas ao vivo diariamente na programação da Rede Minas, além de comunicação entre alunxs e professorxs por meio do aplicativo Conexão Escola. Os conteúdos curriculares oferecidos nesta modalidade vão de acordo com o material elaborado, os PET’s: Planos de Estudos Tutorados, uma espécie de apostila.

Muitas discussões necessárias vieram à tona com a adoção do ensino não presencial na escola pública, o que tornou ainda mais evidente as desigualdades sociais vivenciadas por uma grande parcela dos estudantes e familiares, agravados em tempos de pandemia e crise econômica. Fato é: nem todos os estudantes da rede pública de ensino possuem acesso à internet e às tecnologias contemporâneas necessárias ou, em muitos casos, suas casas não dispõem de um espaço apropriado para estudo e reflexão, como uma sala arejada, iluminada e sem focos de distração, condições básicas que resguardam o estudante em seu direito à um efetivo processo de ensino/aprendizagem.

Outro fato nos leva a refletir sobre as condições dxs próprixs professorxs na mediação desse processo de ensino, como a sobrecarga das tarefas diante um novo cenário; a complexidade em separar as atividades relacionadas à escola e à vida pessoal, quando o espaço de trabalho é a casa; apreender, quase que instantaneamente, o uso das tecnologias na educação, quase sempre sem dispor de uma estrutura adequada; até mesmo questões relacionadas ao uso e o direito de imagem, uma vez que muitxs professorxs se esforçam na criação e compartilhamento de vídeo-aulas. O que se observa é uma grande tentativa, válida e necessária, de adaptação ao novo cenário que o mundo contemporâneo vivencia.

Atualmente, sou professor de Artes para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Luiz Salgado Lima, em Leopoldina e, desde o início do regime de aulas não presenciais, venho elaborando os conteúdos, as atividades e vídeo-aulas, com base no livro dx alunx (Coleção Por Toda PARTE, ed. FTD) e no PET Artes. Na prática, o material é estudado, elaborado e compartilhado semanalmente com xs alunxs. No mesmo horário das aulas presenciais, me conecto às redes sociais e aplicativos de comunicação para conversar e retirar as dúvidas.

Válido ressaltar que os Planos de Estudos Tutorados contemplaram a disciplina Artes a partir do volume II, o mais recente até o momento. Como professor e estudante, teço críticas ao conteúdo apresentado, carentes de aprofundamento teórico e analítico, fundamentais para uma aprendizagem consciente e reflexiva das Artes na história e na contemporaneidade. Não desmerecendo os esforços daqueles que o elaboraram na evidente urgência,  mas enfatizando a preocupação com a qualidade do currículo e do ensino  ofertado à distância, cujos os conteúdos e suas aprendizagens serão, em um futuro breve, cobradas de nossxs alunxs.

Percebendo as limitações, os desafios e defasagens impostas ao ensino público durante tempos de pandemia, muitxs professorxs e educadorxs se conectaram com o objetivo de criar, agregar e compartilhar os conhecimentos em rede. Aliás, a própria rede adaptou-se e vem se adaptando para receber educandxs e educadorxs, estimulando, desta forma, o ensino-aprendizagem na virtualidade, tornando evidente que, neste novo cenário de isolamento social, estamos todxs em formação e adaptação, mas que não caminhamos sozinhxs.

Neste sentido, venho também compartilhar os conteúdos e atividades que desenvolvi com minhas turmas ao longo desses quase 3 meses de regime não-presencial. Os planos de aulas abaixo foram elaborados para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, no contexto do município de Leopoldina, Minas Gerais. As propostas poderão ser adaptadas para outras séries e contextos. Para acessar os conteúdos, clique nas imagens ou nos links. Em caso de dúvidas, troca de ideias e compartilhamento, entre em contato com o professor: alan.arte.educacao@gmail.com

Planos de Estudos Tutorados Volume II (Julho/2020)

Clique aqui para baixar o Plano de Estudos Tutorados Volume II

 

Planos de Aulas e Atividades Complementares / Artes, 9º ano (Profº. Alan V. Barroso)

1

ARTES Aula 1: Conceituando: O que é Arte? Funções e Finalidades. (EF69AR16P9)

 

1.1

Atividade aula 1: As Artes na Arte do Grupo O Teatro Mágico

 

2

ARTES Aula 2: Práticas Artísticas e Suas Dimensões (EF69AR31) (EF69AR32)

 

3

ARTES Aula 3: Instalações de Ideias e Poéticas (EF69AR31) (EF69AR32) (EF69AR33)

 

4

ARTES Aula 4: Intervenções e Performances (EF69AR31) (EF69AR32) (EF69AR33)

 

5

ARTES Aula 5: Arte, Cidade e Acessibilidade. (EF69AR03) (EF69AR05) (EF69AR31) (EF69AR32) (EF69AR33)

 

6

ARTES Aula 6: PERFORMANCE: Conceito e ação artística. (EF69AR03) (EF69AR05) (EF69AR31) (EF69AR32) (EF69AR33)

 

7

ARTES Aula 7: Fotografia: contextos e práticas. #TBT: O Surgimento da Fotografia e do Cinema em Leopoldina, Minas Gerais.(EF69AR01P6)

 

8

ARTES Aula 8: A Fotografia Modernista no Brasil, na Arte de Geraldo de Barros (EF69AR01P6)

 

9

ARTES_Aula 9: Leitura de Imagem: A dramaturgia escondida por trás da fotografia (EF69AR01P6)

 

10

ARTES Aula 10: Luz, Câmera e Ação: releituras de obras de arte (EF69AR01P6)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s